Por Jaconias Neto
A Polícia Militar frustrou o plano de um homicídio e apreendeu dois adolescentes, de 16 e 17 anos, na noite de terça-feira (04/11), em Cáceres . Segundo a PM, os jovens seriam integrantes de uma facção criminosa e estavam na cidade para executar uma pessoa a mando do grupo. Com eles, os policiais apreenderam uma submetralhadora e 36 munições de calibre .380.
De acordo com o boletim de ocorrência, equipes do 6º Comando Regional receberam denúncias sobre uma residência que estaria abrigando pessoas de outras cidades para cometer homicídios e outros crimes contra membros de facções rivais. A informação também indicava que o local já teria servido de apoio para outras ações criminosas.
Ao chegar ao endereço, os policiais avistaram um suspeito tentando fugir ao notar a aproximação das viaturas. O quarteirão foi cercado e o adolescente acabou detido nos fundos do imóvel. Em seguida, o segundo envolvido foi encontrado escondido em uma casa vizinha.
Durante a abordagem, os dois menores revelaram que havia uma arma escondida dentro da residência. Em depoimento, confessaram que estavam em Cáceres com a missão de executar uma pessoa, como forma de quitar uma dívida com a facção criminosa à qual pertencem. Eles afirmaram ainda que não sabiam quem seria o alvo, e que o nome da vítima seria informado por um integrante da facção que está preso.
Na casa indicada, a PM encontrou a submetralhadora e as 36 munições. Os adolescentes receberam voz de apreensão e foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Cáceres, onde foram autuados por porte ilegal de arma de fogo.
A ação faz parte da Operação Força Total – Resposta Imediata, que integra o Programa Tolerância Zero contra as Facções Criminosas, do Governo do Estado. Desde setembro, a operação intensifica o policiamento em Cáceres com reforço de equipes da Rotam, Força Tática, Companhia Raio e do Ciopaer.